portal do habitante

Sites Instituições de Ensino

Sites-Instituicoes-Ensino

Instituições de Ensino no Itaipu Parquetec

O ecossistema do Itaipu Parquetec é formado pela Tríplice Hélice,  que se baseia na interação colaborativa entre universidade, indústria e governo para promover a inovação, tecnologia e empreendedorismo. Você pode encontrar aqui as seguintes instituições:

Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Criada pela Lei nº 12.189/2010, é um órgão de natureza jurídica autárquica, vinculada ao Ministério da Educação, com sede e foro na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná.

Sua missão institucional é formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração e desenvolvimento regional, bem como promover o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, em especial, no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A vocação da UNILA é o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina. Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em áreas consideradas estratégicas para a integração e o desenvolvimento regional.

Acesse o site da Unila aqui!

Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste

É uma universidade regional  multicampi, formada por 05 Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da Reitoria e do Hospital Universitário, estes localizados na cidade de Cascavel.

A missão da Unioeste é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuir com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, além de comprometer-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social.

A sua visão institucional é ser referência como universidade pública na produção e socialização do conhecimento, comprometida com a formação de profissionais para atuar com base em princípios éticos para o exercício da cidadania. 

Acesse o site da Unioeste aqui!

Universidade Aberta do Brasil – UAB | Polo Darcy Ribeiro

É uma iniciativa construída pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós-Graduação, Aperfeiçoamento e Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas na educação superior, com prioridade para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério.

Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema UAB conta 150 instituições públicas de Ensino Superior, oferecendo cursos em cerca de 850 polos universitários em todo o Brasil e chegou a 919 cursos ativos, 126,6 mil alunos matriculados, dos quais 90 mil estão em cursos de licenciatura, segundo dados da CAPES (2024). 

O seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso as ofertas são em sua maioria para a formação inicial de professores da educação básica, na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

Acesso o site da UAB aqui!

Programa Trilha Jovem 

O Projeto Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social surgiu da intersecção de dois desafios socioeconômicos articulados: a demanda de inserção social e profissional de jovens, especialmente os oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, e a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.

É um projeto realizado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e capacita jovens, com renda familiar de até três salários mínimos, com idade entre 16 e 24 anos e alunos do ensino médio da rede pública ou concluído em até 2 anos, para atuarem no mercado de turismo de Foz do Iguaçu nas áreas de Eventos Hospedagem, Comércio e Turismo & Atendimento, Marketing, Serviços Administrativos e Informática. Busca possibilitar a inserção no mercado de trabalho, com o acompanhamento das primeiras 80 horas do jovem na empresa, bem como a sua permanência e ascensão profissional. 

O grande diferencial do projeto é a metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação social dos jovens: profissional, social e individual. Ela é multidisciplinar e soma o desenvolvimento das competências profissionais básicas ao conhecimento efetivo, alcançado por experiências vividas na prática. Todo o aprendizado é baseado em normas do Sistema de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.

Acesse o site do programa aqui!

Conheça mais no site do Itaipu Parquetec.