Barreira de Controle da Itaipu Binacional
A Barreira de Controle da Margem Esquerda delimita a área de Segurança Nacional onde localiza-se o Ecossistema da Itaipu Binacional (lado brasileiro). O funcionamento da área segue as normas da instituição e conta com pessoas responsáveis pela fiscalização de entrada e saída de pedestres, veículos e materiais, garantindo a segurança e o controle de acesso de forma ininterrupta.
Para entrar na área da Itaipu Binacional, é obrigatório a utilizar crachá de identificação, provisório ou definitivo, que são emitidos pela Central de Credenciamento, de acordo com as orientações passo a passo.
Para acesso de pedestres, a Barreira de Controle conta com sistemas de controle de acesso, através da leitura do crachá de identificação.
Para acesso de veículos é necessário mostrar o passe veicular e o crachá de identificação de todas as pessoas ocupantes do veículo. Os veículos poderão ser submetidos à inspeção minuciosa, a critério das pessoas responsáveis pela Barreira de Controle, tanto na entrada como na saída. Mais informações sobre o passe veicular podem ser encontradas no passo a passo.
Materiais e equipamentos pertencentes ao Ecossistema da Itaipu Binacional somente poderão ser retirados através da confecção de guias de saída, as quais devem ser devidamente assinadas pela pessoa cadastrada como Autorizante junto à Segurança Institucional do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional.
Não é permitida a entrada de pessoas utilizando transporte autopropulsados eletricamente que não possuam documentação e registro formal como, por exemplo: patinetes e bicicletas elétricas. Os referidos meios de locomoção podem adentrar desde que portados pelo proprietário, sem que este os esteja utilizando como veículo de transporte (levar o patinete elétrico desmontado dentro do ônibus de transporte interno, por exemplo).
Não é permitida a entrada de veículos estrangeiros (registrados fora do território nacional brasileiro). A entrada de veículos registrados no Paraguai, têm acesso permitido somente através da Barreira de Controle da Margem Direita (lado paraguaio).
Importante destacar que a Barreira de Controle não é passagem de fronteira e, sim, a demarcação da entrada em área de Segurança Nacional e de importância da Itaipu Binacional, ainda em território brasileiro.
A Barreira de Controle é monitorada 24/7, isto é, vinte e quatro horas por dia em sete dias por semana, para garantir a segurança, vigilância, fiscalização, integridade, monitoramento e controle de acesso em todos os momentos.