Para quem é o Atendimento Básico?
As orientações e serviços médicos devem ser fornecidos em todas as ocorrências dentro do espaço físico do Itaipu Parquetec, para todas as pessoas habitantes permanentes, temporários e esporádicos.
Quais são os tipos de atendimentos prestados?
- Acolhimento clínico: Envolve receber e acolher as pessoas, ouvir suas queixas e sintomas iniciais, para encaminhar ao atendimento médico ou triagem, se aplicável;
- Triagem: Processo de avaliação inicial das pessoas enfermas para determinar a prioridade de atendimento com base na gravidade de sua condição. A triagem inicial ajuda a identificar casos de emergência, urgência e outros níveis de necessidade de assistência médica;
- Urgência: Situação que requer assistência médica dentro de um período de tempo reduzido. Este tipo de atendimento, não há risco de morte e existe baixa probabilidade de agravamento abrupto, o que permite tempo para atender e transportar a pessoa enferma;
- Emergência: Situação que exige ações e decisões médicas imediatas, devido à sua importância, gravidade e risco à vida. Este tipo de atendimento é crítico e busca estabilizar e tratar o paciente o mais rápido possível;
- Traumática: Refere-se à condições médicas resultantes de acidentes, traumas e/ou lesões. O atendimento destes casos envolve a avaliação, a estabilização e o tratamento de lesões graves ou potencialmente fatais.
Como funciona o encaminhamento?
Em caso de emergência médica, deve-se acionar a pessoa responsável pela enfermagem no ambulatório do Itaipu Parquetec, que realizará a triagem inicial e dará as seguintes providências:
- Acionar a ambulância contratada ou da Itaipu Binacional para realizar o transporte do paciente até o hospital conveniado ou municipal;
- Entrar em contato com o SAMU ou SIAT;
- Utilizar um automóvel particular ou da empresa, se necessário.
- Pessoas colaboradoras, pessoas em estágio, menores aprendizes, bolsistas e pessoas voluntárias: Acionar a pessoa responsável pelo transporte de pacientes;
- Pessoas de incubadoras, startups, terceirizadas, contratadas e prestadoras de serviços: Acionar a pessoa responsável da empresa pelo transporte;
- Pessoas colaboradoras ou discentes de Universidades e Instituições de Ensino: Acionar a pessoa responsável pelo centro acadêmico;
- Visitantes de Itaipu Binacional: Acionar a equipe de saúde responsável da Itaipu. Observação: A pessoa responsável na enfermagem deve realizar uma triagem de todas as pessoas visitantes, exceto quando fora do expediente;
- Pessoas colaboradoras e visitantes da Usina Hidrelétrica de Itaipu: Acionar a equipe de saúde responsável da Itaipu Binacional, no Centro de Tecnologias Integradas (CTI) ou no Centro de Recepção de Visitantes (CRV).
Horário de funcionamento:
Segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h.
Localização:
Bloco 03 – Espaço 02 – Final do corredor.
Contato:
Atendimento Básico de Enfermagem (Bloco 3): (45) 3576-7474 / (45) 99151-1177
Atenção! Após às 18h, feriados e finais de semana: contatar a enfermagem para verificar a disponibilidade do contrato de prestação de serviço de atendimento móvel pré-hospitalar e inter-hospitalar ou serviço de SAMU e SIAT.